sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O PROPÓSITO DE DEUS NA VIDA DE JOSÉ


O PROPÓSITO DE DEUS NA VIDA DE JOSÉ

SER 1241s - 31.01.2009

PR Theobaldo J.Silva Neto

Quando lemos a Bíblia encontramos a história de José, ele foi um dos personagens mais ricos em lições de vida e ensinamentos práticos para a nossa vida. A História é fascinante, cativante e comovente...

ela retrata momentos da vida de muitos de vocês. A história de José trata de Liderança, Chamado de Deus,

Família, Fidelidade, Tentação, Visão, Misericórida e Perdão..... José tinha um propósito em sua vida que foi estabelecido por Deus. Desde criança Deus lhe dera sonhos, que ele acreditava, e isso o fortalecia nos

momentos de angustia e dificuldade. Hoje, não dá para levar uma Vida sem Propósito...

Porém, há muitas pessoas que não sabem o que querem, nem para onde vão... Não sabem ainda porque Deus os colocou sobre a Terra...!!! Qual é o Propósito Maior da sua Vida? Quais são os seus sonhos?

I - UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS INCOMPREENSÕES

1.1 - Incompreensão dos Irmãos: Gn 37:5-8. 5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos;

por isso, o odiaram ainda mais. 6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: 7

Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o

rodeavam e se inclinavam perante o meu. 8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós?

E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos

seus sonhos e de suas palavras.

1.2 - Incompreensões dos Pais: Gn 37:9-10 9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo:

Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. 10 Contando-o a seu pai e a

seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe

e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?

1.3 - Deus tinha um Plano na Vida de José e era Grande...!!! Um Propósito, uma Visão de Deus não se estabelece por um consenso, nem se coloca em votação, mas apenas se Cumpre, se Vive! Geralmente ela enfrenta incompreensões e pode até fugir da Lógica e do Racional... !

II- UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS PERSEGUIÇÕES

2.1 - Perseguição dos Irmãos: Gn 37:4, 8 e 11 4 Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais

que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente. 8

Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente?

E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. 11

Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo. (

Ódio e Inveja); Gn 37:18-20 18 De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. 19

E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! 20 Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos.

Trama para o Matarem... “Lá vem o Sonhador...”!

2.2 - Perseguição da Mulher de Potifar: Gn 39:10 Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, “ela instava com José dia após dia...”! Armou uma

cilada e o acusou injustamente...: Gn 39:12-18. 12 Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse:

Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora. 13

Vendo ela que ele fugira para fora, mas havia deixado as vestes nas mãos dela, 14

chamou pelos homens de sua casa e lhes disse: Vede, trouxe-nos meu marido este hebreu para insultar-nos; veio até mim para se deitar comigo; mas eu gritei em alta voz. 15

Ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou as vestes ao meu lado e saiu, fugindo para fora. 16

Conservou ela junto de si as vestes dele, até que seu senhor tornou a casa. 17

Então, lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para insultar-me; 18 quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora.

2.3 - Se você tem um Propósito de Vida, então você terá Perseguições...!

III- UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS TENTAÇÕES

3.1 - Um Jovem na flor da idade, com todo o seu vigor físico e sexual, sem seus pais, família ou conhecido por perto... sendo tentado diariamente pela sua patroa... e ainda assim resistir...

Gn 39:6-7 Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência. 7 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.

3.2 - É preciso ter um Propósito de Vida firme para poder Resistir às Tentações...

Gn 39:8-9 8 Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. 9 Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? Até aqui o propósito de José era não pecar contra Deus. José não sabia onde Deus o levaria, mas, queria preservar-se santo para cumprir o propósito de Deus.

3.3 - A Tentação sempre tem o propósito de nos fazer desistir de um Sonho, Alvo, Meta... Mas

precisamos perseverar e assim venceremos...! O Nosso Grande Propósito é a Santificação... Hb 12:14

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

IV- UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS ADVERSIDADES

4.1 - No seio da Família e sob os seus cuidados, amor e proteção é que José teve o seu Sonho

revelado e o seu Propósito de vida foi definido... Deus estabeleceu ali o Seu Plano na vida dele...

Mas esse Propósito não foi desenvolvido no Conforto do Lar, mas nas Adversidades da Vida...

4.2 - Expulso de casa pelos irmãos, quase foi morto, lançado numa cova, vendido como escravo, expulso vergonhosamente da casa do seu Dono, lançado injustamente numa Cadeia... Esquecido Lá... Para depois ser levantado por Deus como o Líder do País que dominava o Mundo...!!!

4.3 - Quantas adversidades na vida você já teve que enfrentar? Você já foi preso... expulso de casa... levantaram calúnias...??? Quantas adversidades/Obstáculos Jó teve que enfrentar... Família, Finanças, Saúde...

falta de apoio da Esposa... Mas ele Venceu... O Seu propósito era Permanecer Fiel, pois ele estava travando uma Batalha c/Satã...! José venceu todas as adversidades e cumpriu o seu Propósito de Vida...!!!

CONCLUSÃO: Uma Vida com Propósito terá um “Final Feliz”! José recebeu alegremente toda a sua Família, seus irmãos, sobrinhos, cunhadas... e o seu Pai que ele tanto amava... Gn 46:1-30

José Preservou a descendência de Israel, mantendo a Aliança que Deus fez com seus Pais... e dele veio o Messias, Jesus, o Salvador... Cada um cumprindo o seu propósito!


Comentários:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem ou um pedido de oração, nós nos importamos com você!!!

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]

<